quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Atividade 1

1. Encontrar um exemplo de jornal em cada fase.
2. Identificar as características presentes e apontar ONDE estão no jornal.


Transpositiva: O Jornal de Gramado é simples e direto. Já na página inicial uma chamada convida: "Clique na imagem abaixo e confira a edição nº x em pdf." A edição impressa do periódico de 20 páginas é simplesmente transposta em versão digitalizada para a Internet. Traços das características do JOL podem ser vistas no arquivo de edições anteriores e em um quase imperceptível link de contato, mas são tão primárias que não nos permite enxergar, aí, a fase de metáfora, uma vez que esses links não interferem na leitura ou disposição do conteúdo do jornal.

Metáfora: O Jornal da Cidade, de Bauru e região, no Estado de São Paulo, apresenta em seu site as matérias da edição imprensa. Elas são dispotas em links e a característica de interatividade do JOL pode ser observada na seção "Fale conosco" e na página de assinaturas on-line. A memória também está presente, no arquivo de publicações disposto para consulta.

Webjornalismo: A Folha Online é um interessante exemplo de jornal preocupado com a velocidade de atualização que a internet exige, e trabalha bem a característica memória do JOL, retomando assuntos através de links em matérias. Além disso, matérias curtas e objetivas apontam a busca pela linguagem específica para Internet. A interatividade também se faz presente, com listas de comentários bastante longas e que, muitas vezes, dão lugar a discussões acirradas entre leitores. Um exemplo de participação do leitor no processo jornalístico é o link "Comunicar erros", uma forma bastante direta do público corrigir a redação.

Nenhum comentário: