quinta-feira, 13 de março de 2008

Crítica: Oscar Niemeyer, o Arquiteto da Invenção

DVD homenageia os cem anos do arquiteto


Dentre as muitas iniciativas de comemorar o centenário de Oscar Niemeyer, a revista Arquitetura & Construção (Editora Abril) ofereceu ao público, no final de 2007, a sua homenagem, oDVD Oscar Niemeyer. A publicação comercial realmente não tem um nome criativo, mas o que importa verdadeiramente é o documentário Oscar Niemeyer, o Arquiteto da Invenção, que compõe o DVD (assita a trecho).

Em 52 minutos, o especial conta a trajetória do notável arquiteto brasileiro por ele mesmo, por meio de entrevista concedida à editora da revista, Lívia Pedreira, ao engenheiro José Carlos Sussekind e ao arquiteto Ciro Pirondi, complementada por depoimentos de amigos e pessoas ligadas ao arquiteto. A trilha sonora de Benjamim Taubkin foi comporta especialmente para documentário gravada no Auditório Ibirapuera, espaço concebido por Niemeyer há mais de 50 anos.

Pelo lado bom

Ativo apesar do peso de ter cem anos, Niemeyer fala sobre seus projetos atuais e futuros, comenta suas obras consagradas e mostra um pouco de seu lado descontraído, inclusive falando palavrões em frente às câmeras. Como toda (ou quase toda) obra feita para homenagear alguém, o documentário limita-se ao lado belo e bem visto do arquiteto/artista, sem se preocupar em trazer depoimentos de opositores de seu estilo nem em comentar os problemas que algumas delas apresentam funcionalmente - por exemplo, a péssima acústica da catedral de Brasília. A impressão que se tem é de que os produtores não vêem como algo de bom tom falar mal ou apontar falhas em uma ode.

Mesmo ignorando o lado obscuro e pouco comentado na grande mídia das falhas em certos projetos, a gravação é um registro interessantíssimo, quase uma 'conversa' com um homem extremamente talentoso, que chamou a atenção do mundo por sua obras de vanguarda. Ouvir do próprio Neimeyer a defesa de sua convicção política (é comunista até hoje), suas convicções humanitárias, sobre a aruitura e sobre como vê a importância do espaço público e coletivo para as artes e a cultura, é algo inesquecível, mesmo que por DVD.

Nenhum comentário: