quinta-feira, 8 de maio de 2008

Situação permanece no D.A.

Diferença entre as chapas foi de apenas 15 votos


A chapa Movimentação se mantém à frente do Diretório Acadêmico Vladimir Herzog, do Centro de Educação e Comunicação Social, após votação realizada na noite desta quinta-feira, 8 de maio. Foram 156 votos para a chapa 1, a situação, contra 141 votos para a chapa 2. A ficcional chapa 3 recebeu 3 votos.

Depois de uma semana de uma campanha que polarizou as turmas dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Fonográfica e Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas, a eleição correu de forma relativamente tranqüila. Desde o início da tarde, representantes e colaboradores da chapa de situação Movimentação e da oponente A diferença é o que nos UNE organizavam o material de divulgação visual, única forma de propaganda não considerada boca de urna.

No início da noite, um pequeno grupo divulgava a chapa 3, que tinha como única 'reivindicação' usar os R$500,00 em caixa no D.A. para comprar bebidas. A brincadeira de alunos do segundo semestre de Comunicação Social tinha o intuito de amenizar o clima de disputa entre os concorrentes. E até um bolão sobre quantos votos a chapa receberia foi organizado. A vencedora foi a acadêmica de Jornalismo, Alessa Rovere.

Participação

Brincadeiras à parte, a presença dos alunos durante todo o processo elitoral foi expressiva. Exatamente 300 dos 534 alunos matriculados nos cursos da antiga Escola de Comunicação Social compareceram à urna. "Desde que estou aqui nunca vi uma mobilização como esta" afirma a presidente do primeiro mandato da Movimentação, Juliana Recart. "Além disso, ouvi de alunos mais antigos que também nunca tinham visto os alunos tão mobilizados em torno de uma eleição de D.A."

O interesse pelo movimento estudantil também agradou o diretor do Centro, professor Jairo Sanguiné. "Estou muito orgulhoso de ver essa retomada da mobilização dos alunos em defesa de seus próprios interesses". E o maior envolvimento com a política discente pode ser visto também no número de pessoas que esperaram pela apuração dos votos. Participantes das duas chapas e alunos curiosos pelo resultado mantiveram o saguão do Campus II cheio até às 23h.

Depois da divulgação - feita pelos próprios representantes da Movimentação na contagem, os acadêmicos Eduardo Menezes e Juliana Recart -, a emoção e o choro tomaram conta das duas chapas. E a disputa deu lugar ainda a um reconciliatoro "vamos fazer essa gestão juntos", dito à presidente Reizel Cardoso pela candidata a vice-presidente de A diferença, Paula Gracioli.

Propostas

A principal bandeira da coligação vencedora Movimentação foi a continuidade do trabalho realizado desde 2007 à frente do D.A. Mesmo com os novos apoiadores, a liderança da coalizão permaneceu a mesma do mandato anterior. Dentre as propostas, estavam discutir a gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), direcionar as finanças do D.A. para os interesses dos alunos, manter a Acolhida do Campus II, garantir a representação dos alunos no Conselho Universitário e apoiar a formação política dos alunos.

Por sua vez, A diferença é o que nos UNE reivindicava mais espaços para confraternização dos alunos e maior pluralismo na organização do D.A. Para contestar a atuação da gestão anterior, a chapa 2 apresentou como propostas de mudança vibilizar assembléias, tranformar o D.A. em um espaço de encontro e promover eventos esportivos e culturais.


Fotos: Jandré Batista

2 comentários:

Jornalista Augusto Pinz - MTB/RS 16.152 disse...

Paranéns pelo blog..e nós da Chapa 3 vamos pedir recontagem..rsrs...abraço

Augusto Pinz
T: 124
www.cangucuemfoco.blogspot.com

Aline Reinhardt disse...

Augusto
Contamos e recontamos os votos de vocês várias vezes. Foi isso mesmo hehe