segunda-feira, 16 de junho de 2008

Avaliação Heurística: portal da Furg

Análise heurística do portal instituicional da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg)

Heurística 1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução do usuário

Refere-se aos meios disponíveis para informar, orientar e conduzir o usuário durante a interação com o portal corporativo.

Em geral, o portal deixa claro ao usuário onde ele está e para onde pode ir. Entretanto, nas páginas que são abertas em novas janelas (apesar de serem integrantes do portal), nem todos acompanham o visual do portal e conduzem o usuário de volta ao ponto de partida ou mostram as outras opções do portal.


Heurística 2 - Projeto estético e minimalista

Refere-se às características que possam dificultar ou facilitar a leitura e a compreensão do conteúdo disponível no portal. Dentre essas características, destacam-se a legibilidade, a estética e a densidade informacional.

A leitura de informações no site é fácil, pelo menos nas páginas internas (as que não abrem em novas janelas). A estética não é muito atrativa, mas não atrapalha a leitura e o acesso de informações, e elas estão bem distribuídas e ocupam de forma compreensível a tela.

Heurística 3 - Controle do usuário

Relaciona-se ao controle que o usuário sempre deve ter sobre o processamento de suas ações pelo portal.

O usuário tem um controle relativo de suas ações. Vários links levam a outras páginas sem aviso prévio em janelas adicionais e, nessas páginas, não há opção de retorno ao portal principal. O portal não apresenta, ainda, a hierarquia das informações/seções acessadas. Apesar desse problema, há opção de busca interna no site e em grande parte das páginas a identificação do portal aparece.

Heurística 4 - Flexibilidade e eficiência de uso

Diz respeito à capacidade do portal em se adaptar ao contexto e às necessidades e preferências do usuário, tornando seu uso mais eficiente.

Em poucos cliques o usuário chega à informação desejada e disponível no portal, não há páginas inúteis e a identificação dos links é clara. Para as buscas, o portal utiliza-se do serviço de busca do Google, o que pode parecer prático, mas nem sempre leva à resposta mais óbvia procurada (por exemplo, uma procura sobre "curso engenharia mecânica" leva a uma notícia como link mais relevante, e não às informações básicas sobre o curso e a profissão). Entretanto, algumas informações importantes, como os links que levam à página da biblioteca ou do Hospital Universitário, só estão disponíveis na segunda rolagem da tela, já que as notícias ocupam toda a primeira rolagem da tela inicial. Textos extensos contam com versão para download ou impressão, geralmente em pdf.

Heurística 5 - Prevenção de erros

Relaciona-se a todos os mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros, assim como corrigir os erros que porventura ocorram.

Nessa heurística, o site da Furg não demonstra problemas, por não ter havido ocorrências de erros durante a análise. Entretanto, não há uma seção de ajuda que auxilie em caso de confusão ou erro.

Heurística 6 - Consistência

Refere-se à homogeneidade e coerência na escolha de opções durante o projeto da interface do portal (denominação, localização, formato, cor, linguagem). Contextos ou situações similares devem ter tratamento e/ou apresentação similares.

O portal peca na homogeneidade de encaminhamento dos links. Links do menu à esquerda aparentemente trarão a informação da mesma forma, ou seja, em contextos similares têm apresentações diferentes. Alguns apresentam textos no próprio site, com a variação apenas do campo central, enquanto outros links do mesmo menu levam à outras páginas, como formulários, sistemas de avaliação institucional e arquivos do tipo pdf. A abertura inesperada de páginas que não oferecem opção de retorno à página original dificulta a navegação. O layout das páginas abertas também difere de uma para outra.

Heurística 7 - Compatibilidade com o contexto

Refere-se à correlação direta entre o portal e seu contexto de aplicação. As características do portal devem ser compatíveis com as características dos usuários e das tarefas que estes pretendem realizar com o portal.

O portal é voltado basicamente para o uso de quem já conhece o portal e que trabalha na instituição. O enfoque dele é o conteúdo, os serviços aos alunos, professores e funcionários da instituição. Entretanto, ele é de difícil uso para os usuários externos a esse contexto, incluindo futuros e novos alunos que podem, por exemplo, querer conhecer mais sobre a universidade ou o curso escolhido.

Nenhum comentário: