segunda-feira, 16 de junho de 2008

Agenda-setting no jornalismo online diário

Decidir o que é mais relevante e deve virar notícia e ditar ao público sobre o que pensar e discutir. A Teoria do Agendamento ou do Agenda-setting - originada nos Estudos de Walter Lippmann e Bernard Cohen e consolidada pelos estudos sobre elições políticas de Maxwell McCombs - transportou-se, pelo menos em parte, junto com o jornalismo para a Internet.
Traquina afirma que "O primeiro poder dos jornalistas é a decisão última de decidir o que é notícia, sabendo que a notícia dá existência aos acontecimentos ou à problemática". (2005, p. 203). Quando essa decisão se repete de forma quase orquestrada por diversos veículos de comunicação, se estabelece uma agenda em torno de um fato, e o jornalismo passa a determinar sobre o que as pessoas irão pensar e o que elas irão discutir com amigos, conhecidos e familiares.

O espaço indefinido e o imediatismo característicos da Internet sugerem, a primeira vista, uma quebra com esse paradigma nas primeiras investidas do jornalismo on-line no Brasil. Entretando, se a espectativa era de que a diversidade de assuntos oferecidos por veículos jornalísticos, tradicionais ou não, o que vemos hoje frustra essa visão: a reverberação de notícias ao longo do dia em espaços jornalísticos da Internet reproduz o agendamento da sociedade, esteja ela em rede ou não.

No final da tarde do dia 16 de junho, quatro jornais on-line de visibilidade nacional traziam como manchete a acusação de marginais feita pelo governador do Rio de Janeiro a militares que admitiram ter entregue a traficantes três jovens encontrados mortos em lixão:

G1: 'Marginais' não honraram o Exército, diz governador do RJ

JB Online: Cabral diz que militares são marginais

O Globo:
Sérgio Cabral: militares que agiram no Morro da Providência são marginais

Folha Online: Cabral chama de "marginais" militares suspeitos de mortes






As manchetes secundárias dos sites também se repetem. Sobre a renúncia do prefeito de Juiz de Fora, os jornais on-line trazem:

G1: Preso, prefeito de Juiz de Fora renuncia;

Vice assume e quer 'choque de gestão'

JB Online: Após prisão, prefeito de Juiz de Fora renuncia

O Globo: Na prisão, prefeito de Juiz de Fora renuncia

Folha Online: Vice assume Prefeitura de Juiz de Fora e promete "choque de moralidade"


E essas repetições acontecem dia após dia, perpetuando o agenda setting dos veículos tradicionais e, para o leitor comum, com mais credibilidade.

Nenhum comentário: