segunda-feira, 9 de junho de 2008

Desorganização marca Intercom Sul 2008

Desorientação e incrição em categorias erradas marcou a experiência dos alunos da UCPel no Paraná


Uma constante sensação de estar perdido ou no lugar errado estampou os rotos dos participantes do IX Intercom Sul que cicularam pelos corredores e apresentaram trabalhos na Unicentro, em Guarapuava (PR), durante os três dias de evento. Cancelamento de palestras, falta de assentos nas salas de apresentação, atrasos e categorias do Expocom mal organizadas foram alguns dos problemas enfrentados por alunos, professores e pesquisadores de toda as região Sul do Brasil.

O desentendimento com as categorias de inscrição para a competição acadêmica Expocom Sul começou antes mesmo do congresso. Diversos alunos da Universidade Católica de Pelotas tiveram problemas com a liberação de envio de seus trabalhos pela internet, especialmente aqueles que eram líderes em mais de uma categoria. "Como o grupo era o mesmo nos dois trabalhos em que eu era líder, outra integrante assumiu a liderança. Mas só ficamos sabendo dessa restrição com o prazo de inscrição prorrogado", diz a estudante de jornalismo Bianca Zanella, que apresentou trabalhos em três categorias do Expocom.

Superadas as dificuldades de inscrição, no evento alunos que participaram do Expocom viram seus trabalhos aceitos em categorias na qual não se encaixavam e a regra de apenas um trabalho por instituição em cada categoria ser desrespeitada. Alguns jurados, como os da categoria Áreas Emergentes - Lúdico, deixaram claro que o número excessivo de trabalhos apresentados em categorias erradas era "um dado muito grave" e prejudicava a avaliação dos projetos.

A acadêmica de jornalismo da UCPel e líder do Jornal Folha da Princesa Juliana Recart diz que não sabe por onde começar a lista de experiências ruins com a organização do Intercom. "Para mim, o pior que eles poderiam ter feito é encaixar os alunos nas categorias erradas. E a única justificativa era que a nossa instiuição havia inscrito errado. Não é papel da organização ver isso?"

Para Juliana, essa confusão e o despreparo de alguns jurados prejudicaram muitos alunos. "Eu mandei um e-mail para organização dizendo que temos sugestões para melhorar a experiência dos acadêmicos em congressos como o Intercom, e o diretório acadêmico pretende organizar um relatório com as experiências de todos que foram na excursão para enviar a eles".

Onde fica a sala?

"A universidade era o labirinto do fauno", brinca a acadêmica de jornalismo da UCPel Reizel Cardoso sobre a dificuldade de encontrar as salas das apresentações dos colegas. E na busca, algumas surpresas :"depois de muito andar atrás da sala 124, a 124 era um banheiro", conta Juliana. Mas, entre tantas dificuldades, o saldo da UCPel foi positivo: seis prêmios no Expocom, sendo, ao lado Universidade Positivo, a mais premiada instituição.


Outras informações e acobertura completa do Intercom Sul 2008 pode ser acessadas aqui.

Nenhum comentário: